10 dicas para aumentar o
engajamento no instagram


10 dicas para aumentar o engajamento no instagram
22 de Julho de 2021 às 14:35 Adriana
Tempo de leitura: 7 minutos


Para além do uso pessoal, as redes sociais se transformaram em canais de interação entre marca e público, ao ampliar oportunidades para os mais diversos empreendimentos, facilitados pelo acesso e pela possibilidade real de atingir um grande público.


O Instagram, sem sombra de dúvidas, foi a rede que mais se destacou neste quesito, conquistando mais de 1 bilhão de usuários, dos quais 90% seguem pelo menos uma marca e já usam o aplicativo como mecanismo de busca para encontrar e conhecer novos produtos e serviços todos os dias.

Por causa disso, ter um perfil no Instagram tem se tornado um requisito básico para quem busca divulgar e vender produtos e serviços. E, gerar engajamento, uma necessidade para conquistar novos seguidores diários e clientes fidelizados.

E o que significa engajamento?

Toda a interação entre usuários no Instagram é chamada de engajamento, que envolve curtidas, comentários, salvar um post, reações nos stories, visualizações nos vídeos, mensagens no Direct e por aí vai…

Um perfil engajado é aquele que possui muitas dessas interações e por isso é percebido na rede. E se as pessoas te percebem e interagem com você, suas chances de vendas e de alcançar ainda mais seguidores aumentam.

Para saber como melhorar seu engajamento e crescer no Instagram, continue a leitura deste artigo.

Como crescer no Instagram de forma orgânica
em 10 passos.


como crescer no instagram de forma orgânica em 10 passos

 

1 - Crie uma identidade visual para o seu perfil.

Não é preciso falar que o Instagram é uma rede social de forte apelo visual, tendo começado como um aplicativo de fotos, usado, em grande parte, por fotógrafos.

Se você quer atrair usuários para o seu perfil, deve criar posts e organizar o feed seguindo um padrão estético padronizado, estabelecendo uma paleta de cores e elementos que identifiquem a sua marca de cara!


2 - Capriche na Bio.


A Bio, ou biografia, é um dos espaços mais importantes do seu perfil. Nele você apresenta a sua marca, as soluções que você oferece e disponibiliza um acesso para que um possível cliente possa entrar em contato e comprar com você.

É importante usar frases diretas, mas que também contenham a personalidade da sua marca.

Como a bio só permite um link, você pode fazer uso de sites como o linktree, que possibilita reunir vários links em um só, que podem ser os da sua loja virtual,  blog e WhatsApp.

 

3 - Conheça seu público alvo


Quando conhecemos uma pessoa, o mais natural é fazer perguntas sobre os seus hábitos, preferências e valores, informações essenciais para estabelecer qualquer tipo de relação.

Buscar informações sobre o seu público, ou seja, das pessoas que já estão com você e te seguem, ou que já compraram o seu produto, é fundamental para que  você saiba para quem está falando e possa produzir uma comunicação mais eficaz, capaz de gerar identificação com a sua audiência.

4 - Produza conteúdos de valor

conteudo de valor instagram
Identifique as dores e preferências do seu público e nicho de mercado, e ofereça soluções por meio de seus conteúdos. Pode ser um tutorial ensinando algo que você já sabe, mas que pode ser do interesse de outras pessoas.

5 - Use hashtags com sabedoria


Muitas pessoas não sabem, mas o uso indiscriminado de hashtags pode diminuir o alcance dos seus posts e atrapalhar o seu engajamento. Por isso, antes de usá-las, verifique se a mesma está disponível para seguir e se realmente se relaciona com o seu conteúdo.

use hashtags com sabedoria

Outra dica é não repetir as mesmas hashtags, que também é identificado pelo algoritmo como algo negativo.

E por fim, você não precisa usar muitas hashtags, a própria rede social aconselha o uso de 5 e muitos especialistas falam que 3 já são suficientes.

6 - Coloque CTA ao final dos seus conteúdos


Muitas vezes seus posts não recebem engajamento porque o usuário não tem nada a dizer sobre o mesmo.

 Por isso, colocar uma “chamada de ação” (CTA) ao final do seu conteúdo e também no link da bio, é uma ótima maneira de motivar uma ação nas pessoas com relação ao seu perfil.

Exemplo: “Salve esse post para consultar sempre que quiser”.

7 - Interaja com os seus seguidores


Um conteúdo de valor e um bom CTA tem muito mais chances de receber interações por parte dos usuários, contudo apenas isso ainda não é o suficiente.

É necessário estabelecer um diálogo com o usuário, por isso, responda todos os comentários, nem que seja com um simples agradecimento.

Curta as respostas e instigue o debate nos comentários.

8 - Explore ao máximo os stories

Com esse recurso você tem a possibilidade de humanizar a sua marca e trazer os seguidores para mais pertinho de você.

As opções são muitas: criação de vídeos rápidos dos bastidores e do seu dia a dia, enquetes, caixa de perguntas, testes e outras funcionalidades para você gerar uma comunicação mais espontânea com o seu público. 

O stories possui ainda outros recursos que podem ser fundamentais para a sua estratégia de vendas, como as próprias hashtags e a geolocalização.

stories instagram
Além disso, é possível selecionar os melhores conteúdos, como os depoimentos dos seus clientes e fixá-los dos destaques dos stories, deixando o seu perfil ainda mais atrativo e confiável para novos seguidores e possíveis clientes.  

9 - Crie conteúdos em vídeos


Conteúdos em vídeo são os mais consumidos pelos usuários em todas as plataformas. Além disso, uma pessoa gasta mais tempo assistindo um vídeo do que ao passar por uma foto, por isso o formato é ideal para envolver as pessoas.

Sem falar que o Instagram já deixou claro que vai priorizar conteúdos nos reels e IGTV, dando mais destaque para eles na aba de explorar.

A plataforma também vai possibilitar ganhos para o criador, por meio da receita de anúncios veiculados durante a exibição de seus vídeos, como já acontece no Youtube.

A boa notícia é que poucos usuários produzem vídeos na plataforma, cerca de apenas 30%, o que significa mais oportunidade para os seus vídeos se destacarem.

10 - Faça lives


Ao fazer transmissões ao vivo, você tem a oportunidade de  ficar “cara a cara” com os seus seguidores e estabelecer uma conexão mais real com eles.

É um meio de promover a sua marca, seus valores e o seu trabalho com mais tempo e de maneira mais natural.

As lives ganham destaque na aba de stories, ficando na frente apenas do ícone de stories do usuário, o que faz com que o seu perfil seja percebido em meio a tantos outros.

Concluindo…

Posicionar de maneira estratégica a sua marca no Instagram já não é mais uma opção como foi dito no início deste texto. A busca por engajamento é a maneira mais eficiente de consolidar a sua marca e aumentar a visibilidade do seu perfil.

O segredo que ninguém te conta é que existem outras maneiras de conquistar engajamento de forma rápida e com menos esforço, por meio de sites que indicam seu perfil para que ele seja seguido e receba interações (engajamento) de pessoas interessadas no seu conteúdo.

 

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